Fondue e vinho no Dia dos Namorados: como harmonizar?
17/06/2024
Uma das harmonizações clássicas do inverno com certeza é o fondue com vinho. E para a alegria dos casais, o Dia dos Namorados acontece pouco tempo antes da estação mais fria do ano chegar com toda sua força e elegância.
Com origem na palavra francesa “fondre”, que significa derreter ou fundir, a história do fondue é suíça. Por lá, o inverno é bastante rigoroso, então, quando os alimentos frescos acabavam, os camponeses misturavam queijo, pão e vinho, por serem os ingredientes mais resistentes ao tempo.
É por isso também que o fondue de queijo é considerado o original. As versões de carne e de chocolate foram criadas nos Estados Unidos.
Pensando nisso, trouxemos harmonizações imbatíveis para não errar na hora de escolher qual vinho servir com o seu fondue, seja ele de chocolate, carne ou queijo. Assim, você pode preparar com todo o carinho e com o apoio de um dos diversos fondues da Forma, a sua noite dos namorados (que pode se repetir pelo inverno afora).
Continue lendo para conferir as dicas!
Fondue de chocolate
Como se trata de uma harmonização com um doce, escolha vinhos fortificados, como é o caso do Madeira e do Porto, conhecidos como rótulos de sobremesa, os de colheita tardia ou, ainda, espumantes demi-sec.
O segredo é o vinho ser mais doce que a sobremesa, caso contrário, o gosto da bebida fica metalizado ou amargo na boca.
Fondue de carne
Aqui, opte sem medo por um vinho tinto, mas dando preferência para os frutados, com taninos suaves ou jovens, como é o caso do Cabernet Sauvignon, mas também do Malbec, do Merlot e do Syrah.
Fondue de queijo
Aposte em vinhos brancos secos como Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc ou em um tinto leve como Pinot Noir. Isso porque esses vinhos possuem a acidez necessária para cortar a riqueza do queijo e complementar os sabores.
E você, qual combinação de fondue com vinho vai fazer neste Dia dos Namorados?
Mais notícias
17/04/2024